sábado, 4 de maio de 2013

Eu e o meu nariz






Quando era pequena, importava-me tanto com o meu nariz como com as minhas orelhas, olhos, boca ou dedos dos pés… queria era brincar, sonhar, correr… embora sempre tenha tido um sentido estético muito apurado, e já ficasse magoada por elogiarem tanto uma das minhas irmãs mais novas (muitas vezes á minha frente) e a mim não dizerem nada… Lembro-me de um dia, a minha mãe e umas amigas estarem a ver fotos reveladas de um baptizado. Detinham-se demoradamente nas da minha irmã discorrendo acerca da sua beleza e de “a quem é que ela tinha saído”, para passarem pelas minhas fotos indiferentemente como se fosse paisagem.
A primeira vez que começaram a fazer comentários ao meu nariz foi no sétimo ano. O meu nariz, para além de grande e com uma leve bossa, ficava vermelho com as variações de temperatura. Sofri de bulling. Lembro-me de uma série de miúdos atrás de mim a dizer “Penca! Penca!” Ainda hoje esta memória me magoa tanto como no dia.
Eu era inteligente, boa amiga, tinha sentido de humor e com o tempo foram me deixando em paz. Claro que de vez em quando, lá ouvia um comentário desagradável. Lembro-me de um dia no Secundário estar a passear com uma amiga toda giraça, passar por nós um grupo de homens e de ser outra vez insultada por causa do nariz. Fiquei mortificada, por ter sido à frente dela. A rapariga era toda sensível e boazinha, não tocou no assunto, mas durante uns dias até me afastei dela, me arrastando com um farrapo triste.
Já adulta descobri as maravilhas das bases. Nariz vermelho de rena polar pelo menos já não tinha, embora muitas vezes estivesse hiperconsciente do mesmo, como um marco geodésico no meio da cara. Alguma criança, na sua “maravilhosa” inocência, às vezes dizia algo (apetecia-me espancá-las… mas não o fiz, tá!!! (risos). Entretanto, para além do nariz e apesar do nariz, cresci, vivi, amei, fui muito amada e nem tudo girava em torno do mesmo. Conseguia ver a minha beleza para além dele. Quando consigo falar do mesmo (acreditem que custa-me muito) e falo do meu desejo de rinoplastia às pessoas mais próximas, dizem-me que não o devia fazer, “que não me estraga”, que é proporcional à minha cara, que me acham muito bonita…
Mas de tempos a tempos, sinto que enfrentaria a vida, o mundo, as pessoas mais de frente, após uma rinoplastia… Não queria estar no meu leito de morte a pensar que o deveria ter feito! E é isto.

15 comentários:

  1. Olá Ana,

    Tenho 21 anos e embora esteja a tirar um mestrado numa área que mostra como tudo é culturalmente construído, incluindo padrões de beleza, sinto-me mal por causa do meu nariz. Assim, para além de me sentir insegura e insatisfeita com a minha aparência, sinto-me mal por me preocupar com uma coisa tão pouco importante- a vida deve ser mais que um nariz. Mas é precisamente por ser pouco importante que quero fazer a rinoplastia, porque a vida é muito curta para me preocupar com um nariz mas enquanto ele tiver esta forma não o posso ignorar.

    Nunca fui vítima de comentários negativos na minha infância e adolescência, porque o meu nariz foi crescendo aos poucos, só se tendo tornado do tamanho actual aos 16 anos, altura em que pesquisei pela primeira vez por cirurgias. Entretanto a minha vida continuou quase sem pensar no nariz, tive namorados bonitos e desde que me afastasse das fotos de perfil tudo estava bem.

    De há um ano para cá tudo tem sido diferente. Não sei se o estar, por escolha própria, sem namorado, me levou a estar mais atenta à minha aparência ou se o meu rosto se tornou mais fino como resultado da entrada na idade adulta; seja como for, o nariz parece-me maior e já não o posso ignorar.

    As coisas agravaram-se quando comecei a falar com um rapaz que não conhecia pessoalmente. Interessámo-nos um pelo outro e já nos teríamos encontrado se não fosse o seguinte: ele conhece-me apenas de fotografias, e eu sou, verdadeiramente, uma pessoa bonita vista de frente. De perfil pareço outra. Atenção que eu não acho que tenha de agradar a ninguém. Sou feminista convicta e não percebo a beleza como tendo que obedecer a qualquer padrão. Há narizes grandes ou com características peculiares que são atraentes. Mas o meu não é. Eu não estou satisfeita com este nariz e é por isso que deixo que uma coisa aparentemente sem significado se intrometa nas minhas possíveis relações.

    Para piorar as coisas, não posso falar com ninguém sobre isto. As pessoas atribuem pouca ou nenhuma importância ao assunto-afinal, todas as mulheres e homens não gostam de algo no seu corpo, mas não se apercebem que o nariz é um assunto mais delicado, por ser tão visível. As escassas pessoas que são solidárias comigo neste assunto acham que não é motivo para ficar tão triste, porque na verdade, após conhecer o tal rapaz e de ter negado um encontro fiquei perto de um esgotamento emocional. Ainda me encontro nessa situação: a minha vida está parada, não estou a fazer todas as cadeiras do meu curso porque realmente não me sinto bem.

    O meu nariz não é meu. Não acho que tenha de o aceitar. Falei disto ao meu pai. Os meus pais poderiam facilmente pagar-me uma rinoplastia, mas não são esse tipo de pessoas que se preocupem com a filha acima de qualquer coisa. Embora saiba que eles não tenham essa obrigação, penso que são as coisas que se faz quando não se tem essa obrigação que mais revelam sobre as pessoas. Infelizmente, isto fará com que lhes guarde grandes ressentimentos.

    Estive o mês passado envolvida num trabalho de investigação temporário na minha área académica. Embora seja pouco, vou guardar a totalidade do pagamento como poupança para uma futura operação. Não é muito, mas é um começo e dar-me-á alguma esperança saber que algures num futuro que não sei quando chegará, conseguirei pagar por um nariz normal, e esse é que será o meu nariz, e então eu poderei ser eu.

    Beijinhos,
    N.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, N. Obrigada por teres visitado este cantinho que acima de tudo serve para falarmos deste assunto - para a maioria de nós melindroso - e vermos que não estamos sós.
      Sabes, já passei por algo semelhante ao teu caso. Uma vez conheci um rapaz pela net e usávamos a webcam para nos ver. Eu claro que a colocava estrategicamente para só aparecer a minha imagem frontal que tal como a tua, e sem modéstia, nem é nada desagradável. Acabei por me encontrar com ele e tínhamos tal afinidade que acho que o nariz não interferiu em nada. Ainda hoje somos amigos. Quando falo da rinoplastia diz que devo estar maluquinha da cabeça...
      De qualquer forma, ainda és novinha e se queres mesmo tens tempo para poupar... mais vale o fazermos do que comprar mais um camisolinha de 15 euros que no fundo pouco nos acrescenta. Não conheço os teus país mas às vezes são mais compreensivos do que pensamos... quem sabe não te fazem um empréstimo. Eu própria nesta conjuntura financeira estou com muitas dificuldades... mas estou a delinear um plano. Nem que tenha que pedir um empréstimo.
      Pareces-me ter maturidade suficiente para não ter que te dizer que, claro, não será um nariz mais harmonioso a te "harmonizar" com todas as esferas da tua vida. Eu gosto de relembrar isto a mim mesma.
      Mas acho que estás como eu, apenas não queres que um nariz te limite!

      E não é algo frívolo, não. Caso contrário também o seria por aparelho nos dentes, pintar o cabelo e andar em dietas malucas para atingir o tal corpo "ideal" (há sociedade que valorizam e incentivam a obesidade como sinal de status e beleza...
      Abraço. Fica Bem.

      Eliminar
    2. Obrigada pelas tuas palavras.
      Apesar de a minha cirurgia ainda não estar no horizonte, posso-te pedir que me informes acerca dos cirurgiões não recomendados pelas pessoas que já fizeram? Já estabeleci contacto com dois cirurgiões -um otorrino e um cirurgião plástico- de clínicas diferentes, pelo que seria bom saber se as críticas se aplicam a algum deles.

      Eliminar
  2. Olá Ana, eu ja ha muitos anos que sonho fazer uma rinoplastia e tenho o septo nasal torto e tenho mesmo de ser operada para melhorar a minha respiração por isso pensei em fazer ao mesmo tempo as duas coisas, mas tenho tentado pesquisar na net sobre a parte da rinoplastia mas não ha muitos testemunhos portugueses como eu gostaria que houvesse. Como ja tens o blog ha bastantes anos e como ja te devem ter contado muitas coisas, coisas que se calhar acabaste por apagar, eu queria te pedir se podias entrar em contacto comigo pois gostava muito de poder falar contigo sobre algumas duvidas que tenho. O meu contacto é patriciaamorim.23@sapo.pt, agradecia mesmo que me contactasses, devo fazer a cirurgia daqui a poucos meses e tenho algumas duvidas. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana.

    Identifico-me bastante com este teu texto.
    Estava a navegar à procura de rinoplastias e encontrei este blog.
    Tenho um nariz muito grande e sinto-me desconfortável porque por onde quer que passe sei que as pessoas olham e por vezes até comentam. Podem não dizê-lo na cara mas eu sei que isso acontece. Inclusive já me atiraram isso à cara várias vezes para gozar comigo e isso magoa.
    Desde os 13 anos que reparei que tenho um nariz maior e cada vez tende a ficar maior e não sou o único a reparar.
    E sinceramente... Já estou farto destas situações extremamente "dolorosas". Ao fim de tantos insultos uma pessoa começa a ficar farta e a autoestima desce cada vez mais.
    Tenho a perfeita noção que não tenho de agradar aos outros mas sinto-me muito desconfortável com este nariz. Não vejo a hora de fazer uma cirurgia.

    E como referis-te e bem, as crianças dizem tudo o que lhes vem à cabeça, portanto são quem magoa mais. Os "adultos" já sabem mentir..

    Obrigado pelas tuas palavras :)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,
    Eu tambem tenho um grande problema a nível nasal e penso que apenas uma rinoplastia nao seria suficiente, apos consulta com alguns profissionais penso que terei de fazer tambem uma mentoplastia. A minha questão é se tem algum conhecimento sobre esta clinica na Tunisia www.cliniquemontplaisir.com e se tem, qual é a sua percepção sobre ela.
    Cumprimentos,Marta.

    ResponderEliminar
  5. há vida e mesmo complexa né!!! Eu também estou neste dilema "fazer ou não fazer és a questão" afinal de contas será que e realmente fácil se livrar de nossas raízes GENÉTICAS???? Será que o exterior e reflexo do interior e vice versa????...

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana...
    Estava a pesquisar aqui na Internet sobre Rinoplastias e cirurgiões e encontrei o teu blog e gostei muito :) É bom poder partilhar o que sentimos e saber dos testemunhos dos outros.

    Eu sou jovem (prefiro nao dizer o meu sexo) , quase adulto(a) e como voces todos aqui no blog , não gosto do meu nariz , acho-o grande , a ponta muito para cima , nao gosto mesmo nada.
    Nunca foi alvo assim de maus comentarios, nem gozo , algumas brincadeiras apenas. Muita gente diz que o meu nariz é normal , mas eu sei perfeitamente que não é , sinto vergonha, tenho uma boa aparencia , mas o que estraga e o nariz. As vezes ando cabiz-baixo para nao se notar muito , as vezes faço força com as mãos a puxa-lo para baixo , com a esperança de melhorar (eu a ser ingénuo(a)).

    Alem disso tenho uma baixa auto-estima , sou pessimista , nao confio em mim mesmo(a), imagino muitas coisas , isso que me deixa muito triste e sinto que com o melhorar do meu nariz , parte desses problemas vão desaparecer , ia-me sentir mais bonito(a) , ser mais feliz ... eu sinto-me feliz comigo e como a minha vida vai, tanto fisica como psicologicamente , tem e o problema do nariz :/

    Já falei com os meus pais e eles aprovam que eu faça uma rinoplastia ,mas como toda a gente tenho aquele medo que o meu nariz ainda fique pior ... mas procuraria um bom cirurgião

    E umas das coisas mais importantes para mim , tou farto(a) de as vezes estar a falar com uma pessoa e ter que baixar um pouco a cabeça , de olhar ao espelho e a primeira coisa que me foco e o nariz , de ficar mal nas fotos , por poder a vir sofrer no futuro, tudo por causa do nariz.

    Gostava de ler as tuas palavras Ana , tu que es "experiente" nisto ... sao poucas as pessoas que sabem deste meu desejo

    Não digo que a rinoplastia , seja decisiva na minha vida , mas que iria resolver problemas meus (cmg proprio(a)) iria mesmo , custa-me as vezes olhar para narizes normalissimos e pensar que o meu nao e assim , imagino-me a olhar ao espelho com um nariz assim e espero que esse dia chegue , o mais breve possivel e que corra tudo bem

    Ana, poderias dizer alguns cirurgiões conceituados sff

    ... e muito obrigado por este espaço , aguardo a tua resposta

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana.
    Como tantos outros comentadores, encontrei o seu blog, numa das minhas mil pesquisas sobre o "nariz".
    Sou uma jovem adulta que sempre viveu com o estigma do seu nariz.
    Felizmente nunca sofri de bullying, porque com alguma sorte sempre me rodei de boas pessoas, mas por vezes os comentários escapam, de uma forma contida ou não, mas são verbalizados.
    Vários são os episódios que nos marcam quando se trata do nosso nariz, mas houve um em especial, que me deixou triste e com a auto-estima bem baixinha, porque foi algo puro e por ser dessa forma sentiu-o como muito verdadeiro. Com esse episódio percebi, efectivamente que a minha "pancada" pelo nariz como era apelidado por alguns amigos,era real. Isto ocorreu quando uma menina na altura com 6 anos que dizia que eu era uma princesa, me perguntou à frente de imensa gente.."porque é que tens o nariz tão grande?"...nesse momento fiquei petrificada e envergonhada.
    A minha procura por cirurgiões já foi feita, mas não concluída, visto que alguns me disseram que não me operavam.
    Hoje estou bastante decidida e desejem-me sorte para tentar realizar este nosso desejo e tentar levar até ao fim este nosso sonho.
    Um beijo para todos, de quem partilha convosco o mesmo sentimento e a mesma "grandeza".

    ResponderEliminar
  8. Ana, era importante para nós leitores que partilhasse connosco as informações que tem sobre clínicas e doutores que lhe parecem ser de confiança. Há anos que faço pesquisa e ainda não decidi porque caminho devo seguir. Também visito algumas vezes o seu blog com esperança de encontrar informações relevantes, mas até agora nada de concreto, ajudaria-nos a todos se pudesse partilhar as informações que dispõe.

    atenciosamente

    ResponderEliminar
  9. Olá! Comentei aqui há uns meses e fico contente por, aos poucos, ir conseguindo mudar a minha opinião. Nem sempre é fácil mas já tenho dias em que mesmo se me fosse oferecida uma rinoplastia, recusaria. Percebi que a beleza vem em todas as formas e submeter-me a um padrão de beleza iria contra a pessoa que sou. Passei aqui para deixar o endereço de uma página cheia de pessoas bonitas com narizes interessantes: noseforbeauty.tumblr.com.

    Espero que ajude alguém, a mim ajudou-me a ver para lá das imposições da sociedade sobre o que é bonito ou não. Pensem por exemplo na Sofia Coppola: ela não é bonita 'apesar' do nariz, é bonita, em parte, 'por causa' do nariz.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Ola. Gostei imenso de ler o teu testemunho. Afinal existem mais pessoas que como eu sofreram por um capricho genético. Ainda hoje, adulta, eu não aceito o meu nariz. Sofri na adolescência, altura em que começaram as "bocas" no liceu. Cheguei a chorar em público por isso. Em casa dizia que não queria ir mais à escola. Todos me diziam que eu era bonita e que o nariz me dava charme... mas eu nunca senti isso. Ainda hoje tenho medo que a minha presença em eventos, festas, seja notada no mau sentido. A do nariz grande. Tive vários namorados, alguns bastante giros e que amaram eu sei, mas senti sempre que se o meu nariz fosse "normal" poderia ser diferente. Hoje com 47 anos estou sozinha e tenho medo de viver. Por causa do nariz? não sei...sofro de depressão há muito tempo. O psiquiatra diz que o meu nariz é normal. que eu sou bonita por fora e por dentro. Mas eu não me aceito. Choro e acho-me feia. Parece que nunca deixei a adolescência. Financeiramente, agora, poderia fazer uma rinoplastia mas tenho medo de ficar pior...ou de na verdade não me aceitar depois..Gostava tanto de ter coragem....um grande beijinho para quem como eu "sofre" por algo que muitos apelidam de "fútil" - Maria

    ResponderEliminar
  11. Boas.. Senti necessidade de partilhar esta angústia e sofrimento que carrego há já alguns anos com quem realmente compreende. Até ao início da adolescência era muito divertido e feliz, mesmo passando por alguns episódios delicados que crianças com 11/12 anos deviam desconhecer por completo. O problema começou com a puberdade e todas as transformações associadas.. Ainda assim, eu não era uma pessoa nada preocupada com a imagem, ou melhor, não lhe atribuía grande relevância.. Até que comecei a ser alvo de comentários muito desagradáveis e observações muito incómodas.. Quando digo isto refiro-me a expressões efectivamente muito feias a respeito do meu nariz que quando me chegaram aos ouvidos foi quase como se me apunhalassem o coração, tal o aperto que senti. Teria eu 13 anos quando todo este drama teve início. Desde então passei a preocupar-me de tal forma com a imagem que acabou por se tornar uma obsessão e além do mais os episódios lamentáveis sucederam-se uns a seguir aos outros. Acontece que do meu lado tenho uma pessoa que me transmite muita força e muita fé, a minha Mãe, e por isso lutei com todas as forças que tinha.. No entanto, as consequências foram nefastas.. Por volta dos 15 anos lembro-me perfeitamente de me ver ao espelho e Pensar: "acredita! Quando fores mais velho e te crescer barba e com algumas alterações que ainda possam surgir, vais-te sentir melhor".. Pois bem, tão enganado eu estava. À medida que o tempo corria mais obsessivo eu me tornava com esta questão. Passava os meus momentos sozinho a estudar o que os outros viam quando eu estava acompanhado e foi quando comecei a perceber que realmente era diferente. Depois de me ver de alguns ângulos fiquei estupefacto.. Parecia uma pessoa diferente. Foi quando os problemas começaram verdadeiramente. E hoje tenho consciência que devia ter procurado ajuda nesse momento pois um problema que à partida seria de estética tornou-se um problema de saúde que reconheço ser bem grave. Actualmente conto quase com 21 anos e sofro com toda a certeza de fobia social, em parte motivada por este pequeno problema(para uns) mas grande para nós que sentimos na pele o desprezo dos outros. Abdiquei de actividades que apreciava bastante por não querer ser observado, evito almoços e jantares, saídas e reencontros pois não consigo ser natural e além disso estes ficam marcados pelas fotografias e estas parece que cada vez mais me aterrorizam. Já para não falar no cabelo que desde os 13 ou 14 anos sempre que é para aparar, se torna um massacre pois a única coisa que desejo é tê-lo comprido para me servir de escudo... Com a entrada na faculdade tive a primeira depressão séria pois estava necessariamente rodeado de pessoas novas e não conseguia relacionar-me, além de estar sempre alerta e preparado para receber alguma crítica depreciativa relacionada com a minha imagem. Essa depressão também foi motivada por outros factores.. Com dificuldade lá me recompus mas dois anos volvidos lá me encontro eu novamente na mesma situação e pergunto-me se isto algum dia vai ter fim.. Penso que desta vez e se tiver apoio familiar para tal, tanto a nível psicológico como financeiro, vou procurar ajuda profissional para resolver de uma vez por todas esta questão pois estou cansado de acordar sem vontade de sair de casa e de ser um mero espectador nesta vida, em vez de ser um interveniente. Espero conseguir uma rinoplastia em breve e sobretudo que seja bem sucedida o suficiente para eu ter um mínimo de auto-estima sem nunca me achar sub valorizado e rebaixado a priori. Obrigado Ana pelo teu blog e aos utilizadores por partilharem as vossas experiências. Despeço-me com um enorme e sentido abraço e com votos de que a vida ainda nos brinde com muitos anos de felicidade!

    PS: se me submeter à cirurgia voltarei a fazer um post descrevendo pre e pos-operatorio e ainda a evolução e resultado final.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Consigo compreender bem esse texto,tambem sofri de bullying na escola, tinha o nariz grande e bastante torto.
    Eu fiz uma septoplastia e rinoplastia e outra que nao me recordo o nome, fiz as operações dias 18 deste mês, realizei a operação num hospital publico, dei entrada dia 17 e sai dia 22,(como tenho uma doença, eles preferiram que eu ficasse lá mais tempo).
    Posso dizer que nao dormi pouco ou nada na 1º noite, na segunda dormi um pouco mais, porque o meu medico passou uma medicação mais forte, tinha bastantes dores, um certo desconforto e cheguei mesmo a vomitar varias vezes, porque o meu estomago nao estava a aguentar os liquido.
    Dia 21 o medico foi de perposito ao hospital para me tirar os tubos(tp esponja), começou por me tirar uma especie de fita feita de gasea para onde escorria o sangue e a ranhoca, o pior foi mesmo a tirar os tubos que eram enormes, e como a narina tinha sangue seco ficou meio agarrado(isto faz imensa impressao), confesso que chorei bastante.
    Dia 22 voltei para casa,ainda com a tala no nariz, com os pontos(nem todas as operações é necessario pontos externs) e com uns tubos mais pequenos ainda nas narinas, que eu nem sabia que la tinha, sabia que faltava tirar algo.
    Dia 26, voltei ao hospital para tirar tudo, e voltei a passar pela dor de tirar os tubos,(estes eram mais pequenos),o pior deste dia foi mesmo tirar a tala,pareceu que me estavam a arrancar o nariz, e nao estou a exagerar, doeu tanto, mas tanto, que quase esmaguei a mão À minha mãe.Era tambem para tirar os pontos mas o medico preferiu deixar estar mais uns dias, volto ao hospital dia 30 para os tirar.
    Eles tambem usam uma maquina para aspirar dentro do nariz, o sangue e os resto das coisas como o ranho e assim.
    Eu tenho o nariz super inchado e com várias partes negro, eu acho que ele continua um pouco torto, mas tambem tenho um lado mais inchado que o outro,vou ter de esperar mais tempo para ver o resultado final.

    ResponderEliminar
  13. (CONT) Mas confesso neste momento estar um pouco com medo de nao gostar do resultado, mas os medicos disseram que tenho de esperar 3 meses para ver o resultado final.
    Neste momento ja consigo comer, como tenho a boca pequena, no incio mal a conseguia abrir, porque tinha(e ainda tenho), a cara inchada e a parte em cima do lábio, já posso tambem comer a comida morna, porque só podia comer comida fria, iorgurtes, leite, gelado, agua , sopa foi o que me davam no hospital. Como devem calcular, este natal foi horrivel, eu a querer comer certas coisas e nao podia, e depois as dores.
    Tenho tambem o problema de ser miope, pois nao podia colocar os oculso, porque com a tala não cabia, e mesmo agora nao os coloco porque fazem peso, e estou toda dorida
    O gelo tem ajudado muito, mas com o frio que esta fico quase sem sentir as mãos.
    Acerca do recobro, eu mal sai da operação acordei logo, fiquei lá um bocado e fui levada de volta para o meu quarto, a minha operação estaca destinada a demorar 2h30 mas demorou 4h30. Os primeiro dias foram horriveis nao conseguia arranjar posição.
    Agora só sinto uma dor no nariz, onde foi partido,às vezes comichão e umas dorezinhas nos pontos.
    O medico disse que era normal,as narinas entupirem e desentupirem, então por vezes fico sem respirar de uma das narinas.
    Eu acho que já me alonguei muito, eu fiz porque tinha problemas a respirar e obviamente pela parte estetica, talvez mais pela parte estetica do que por respirar, pelo que li é normal sentirmo-nos inseguras depois da operação porque isto esta inchado e horrivel, estou a tentar nao deprimir, porque sei que ainda falta tempo para poder ver o resultado.
    Não sei se me esqueci de algo, desculpem se o texto esta confuso, é que ia escrevendo enquanto ia me lembrando, ainda estou um pouco negra(mais para o amarelo esverdeado) em baixo dos olhos, e com a cara bastante inchada em várias partes. Neste momento tambem ando a tomar uma medicaçao de 12 em 12 horas, e claro o nosso amigo paracetamol.
    Eu tambem agora nao tenho assim muitas dores, é so umas dorzinhas chatas que nao param,ficam ali.
    Espero,ter vos ajudado e nao assustado.
    A idade de criar o blog foi muito boa, parabéns

    ResponderEliminar